Abaixadores de língua

Edibruno Nascimento Santos

A cada dia que passa o mercado de equipamento e produtos médico-hospitalares cresce mais. Os fatores que contribuem para isso são vários. As pessoas estão mais preocupadas com sua saúde e bem-estar e isso contribui para que façam consultas. Seja porque são acometidas por doenças que também tem aumentado o grau de ocorrência como dengue, gripe, doenças psicossomáticas ou pela preocupação com a prevenção.

O Brasil é uma grande potência no mercado de produtos médico-hospitalares. O país é considerado um “global-player” no setor de acordo com pesquisa de percepção feita nas últimas edições da Feira Médica, principal evento do setor de serviços e produtos médicos do mundo. Isso significa que o país vem ganhando espaço, conquistando novos clientes o que torna esse ramo de trabalho muito promissor.

O que faz o mercado de produtos médico-hospitalares interessante é que mesmo com a chegada de novas tecnologias e inovações na área, produtos mais antigos não se tornam obsoletos.

Um exemplo são os abaixadores de língua. Usados por médicos há décadas esses materiais continuam sendo utilizados em larga escala visto a quantidade de pacientes que tem o aparelho digestório analisado em consultas. Assim como os abaixadores de língua, outro produto segue a mesma linha é o diu.  Embora outros métodos contraceptivos tenham sido inventados, o diu ainda é muito indicado por ginecologistas à mulheres que gostariam de evitar uma gravidez e, por vários motivos, não se adaptam com outro método.

Por esse motivo, o mercado de produtos médico-hospitalares é abrangente e lucrativo. É inegável o fato de que todos os dias pessoas adoecem, precisam de consultas, vão a pronto-atendimentos o que obriga hospitais a investirem em produtos que vão melhorar a qualidade de vida do paciente.

Por outro lado, a inovação no mercado de produtos médico-hospitalares é fundamental para a melhora da qualidade de vida dos pacientes, elevação dos indicadores de saúde no país, desenvolvimento por meio da geração de riquezas e empregos qualificados e contribui para elevar o patamar tecnológico do Brasil possibilitando uma melhor inserção do país nas cadeias globais de valor agregado.

A maior parte do mercado de produtos médico-hospitalares, ou seja, 60%, é formada por produtos voltados para a infraestrutura hospitalar, reabilitação física e especialidade médica.

Crédito: Marília Mayer Pereira