Aprenda mais sobre o DIU

Carini Carneiro de Camargo

O dispositivo intra-uterino , também conhecido como DIU é variável na opinião de muitas  mulheres , existem vantagens e desvantagens em utilizar esse método contraceptivo , que deve ser inserido no útero por um médico . Ele é feito de cobre e ocorre que o procedimento impede a  fase da nidação,em que o óvulo fecundado se fixa no endométrio.

Uma das vantagens é que o DIU tem um prazo de 5 anos em média ,devendo sempre ser  observado por um profissional ; também não é necessário utilizar nenhum outro método contraceptivo,sendo o dispositivo muito eficaz quando se fala em contracepção,superior a de pílulas e injeções .

Também deve-se levar em conta as desvantagens na hora de fazer a escolha, por não conter hormônios não irá alterar a frequência das menstruações  provavelmente , mais é observado aumento no fluxo menstrual  e possível aumento de cólicas no primeiro trimestre,não protege contra doenças sexualmente transmissíveis , com o uso do DIU por muito tempo,pode ocorrer diminuição no período menstrual ou até mesmo parar completamente .

É questionado se todas as mulheres podem usar o método , na realidade são poucas as ocasiões em que ele é contra indicado , porém, seu médico irá discutir suas opções e pedir exames complementares , assim tudo ficará mais claro . A inserção é simples e rápida , sendo realizada no próprio consultório , sem a necessidade de anestesia geral , causando um pequeno desconforto nos primeiros dias, sintoma .completamente normal.

Se decidir que é hora de engravidar não existe o mínimo problema, basta conversar com seu médico , logo após a retirada do DIU sua fertilidade dever voltar ao normal rapidamente . Atualmente , nenhum método contraceptivo é completamente eficaz , no entanto , a taxa de fracasso é mínima, podendo se comprar com procedimentos cirúrgicos assim como a laqueadura ou vasectomia .

Existem inúmeras opções para a mulher moderna se proteger , e cada dia surgem novidades nesse campo,o importante é escolher aquela com a qual você se sinta confortável e funcione,evitando surpresas como uma gravidez não planejada , hoje em dia as mulheres conseguem ter total controle sobre quando engravidarão ou até mesmo se querem engravidar.

Crédito: Natália Leme Teixeira